O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) acontece todos os sábados a partir das 19h.

O ESDE é um programa de estudo metódico, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado na Codificação Espírita e em obras complementares reconhecidamente importantes para a compreensão da Doutrina Espírita.

1. O que é estudar de forma sistematizada?

É construir o conhecimento, partindo de conteúdo mais simples para o mais complexo, com aprofundamento progressivo, de forma planejada, organizada e contínua.
É estudar os temas espíritas, encadeados com lógica, mediante programação previamente elaborada, com sequência, método e coerência.

2. Quais são os objetivos do ESDE?

– Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, como meio de aperfeiçoamento moral da humanidade, tendo como base o Evangelho de Jesus, as obras codificadas por Allan Kardec e as subsidiárias, como as de Léon Denis, Camille Flammarion, Emmanuel, André Luiz, Manoel Philomeno de Miranda, Joanna de Ângelis, Yvonne do Amaral Pereira, por exemplo.

– Possibilitar o conhecimento das orientações básicas que os Espíritos superiores transmitiram ao codificador, tais como: Deus, Espírito, matéria, comunicabilidade dos Espíritos, reencarnação, pluralidade de mundos habitados, o bem e o mal, as leis morais, as penas e recompensas futuras, entre outras.

3. Quais são os benefícios do ESDE?

Os benefícios são de caráter:
– Pessoal, porque favorece o progresso moral;
– Institucional, para a Casa e para o Movimento Espírita, pelo exercício da fraternidade e pela formação de trabalhadores/multiplicadores;
– Social, pela influência na formação de homens e mulheres de bem capazes de atuar em segmentos não espíritas, interagindo de forma eficiente na sociedade.

Diz Kardec, em O livro dos espíritos, na Conclusão, item V: “Por meio do Espiritismo, a humanidade tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral, que lhe é consequência inevitável”. *

*(Texto extraído do Livro Orientação para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE. Federação Espírita Brasileira – FEB. Organização e Coordenação de Carlos Campetti)

4. Coordenação

Flávia e Neiva.

“O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento” (Livro Agenda Cristã – Chico Xavier – Espírito André Luiz).

Aprenda mais sobre o Espiritismo!